15 de novembro de 2012

SRAG 2012 - Armas biológicas

Coronavírus

Não sei se todo mundo lembra, mas em 2002/2003 o mundo sofreu com uma epidemia de coronavírus, vírus que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Na verdade eu não lembro porque tinha só 7 anos, mas enfim. Em setembro desse ano foi identificado um caso muito parecido com essa doença, mas com um sintoma a mais: falha dos rins (que não tem nada a ver com doença respiratória). De acordo com o informe da Organização Mundial de Saúde (OMS) esse caso foi confirmado como um novo tipo de coronavírus.

"Com todo o negócio do PCC e você me vem falar disso, Sâmela?" Todo mundo tá falando do PCC, ninguém fala sobre armas biológicas. Calem a boca e leiam texto.

Até agora só foram registrados laboratorialmente dois casos da doença e ambos tem histórico de viagens para a Arábia Saudita e Catar. No primeiro caso o homem morreu na Arábia Saudita, no segundo o paciente foi transferido de uma ambulância aérea do Catar para um hospital em Londres.

De acordo com o Prof. John Oxford, virologista em Queen Mary, Universidade de Londres, esse vírus parece não agir como seu antecessor. O coronavírus que causou a epidemia de 2002/2003 infectava rapidamente membros da equipe do hospital e o novo vírus não parece ter esse mesmo efeito.

Além dele não apresentar a mesma transmissibilidade, ele causa falha nos rins. Me diz o que falhas nos rins tem a ver co uma doença respiratória? Me diz! Nada. Surgiram algumas suspeitas de que esse novo coronavírus seria uma nova arma biológica. Essas suspeitas surgiram pelo fato dele só afetar pessoas com descendência árabe.

Não podemos afirmar só por esse fato que essa doença é uma arma biológica, mas também não podemos desconsiderar o fato. Há boatos de que o coronavírus original era uma arma biológica criada pelos EUA contra a China (não se esqueçam que a epidemia de 2002/2003 começou em Hong Kong.) Um advogado escreveu um livro contando que na década de 90 vários grupos de pesquisadores americanos recolheram milhares de amostras de DNA de chineses. De acordo com ele, essas amostras foram levadas de volta para os EUA para poderem desenvolver a arma biológica, visando atingir os chineses.

E do jeito que as coisas acontecem, por que não? Mas existe um motivo de toda a preocupação com o uso de armas biológicas: elas não se confinam ao lugar que foram destinadas. Elas se espalham rapidamente e ficam fora de controle. Se o advogado estiver certo, temos aí um exemplo do quê acontece quando se usam armas biológicas. Mais de 30 países foram afetados e mais de 800 pessoas morreram.

Por favor governos malvados, ouçam o Leon: "É isso que se ganha quando se lida com armas biológicas." Entrarei em mais detalhes sobre produção de armas biológicas mais para a frente.

Do jeito que as coisas andam estamos mesmo precisando de uns heróis de verdade pra nos salvar. Mas não há salvadores, não há esperanças. O jeito é jogar Resident Evil, porque lá é tudo de mentira.

Durmam pensando nisso: "Embora que para o desenvolvimento e uso de armas biológicas seja necessário o apoio dos países, recentes avanços na área de biotecnologia tem facilitado o desenvolvimento de perigosos vírus, bactérias, e toxinas com poucos recursos. Isso aumentou a preocupação de que indivíduos e grupos possam recorrer ao bioterrorismo para atacar a população."

Fontes:
Imagem: CDC - SARS-CoV Images
Citação: Federation of American Scientists - Introduction to Biological Weapons
Suspeitas
Notícia
Informe OMS

Comentários:

Postar um comentário